Wednesday, April 24, 2013

Crème Brûlée de Café e Cognac




Ingredientes

2 xícaras de creme de leite fresco

1/3 xícara de açúcar

2 colheres (chá) de café instantâneo

6 gemas

1 colher (sopa) de cognac

1 fava de baunilha

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo





Modo de preparo


1. Pré aqueça o forno a 170 graus. Separe 4 ramekins com capacidade para aproximadamente 3/4 xícara cada um e disponha sobre uma assadeira
funda.

2. Em uma panela, misture o creme de leite com o açúcar e a baunilha. Leve ao fogo médio mexendo sempre até que o açúcar dissolva (não deixeferver). Retire do fogo e dissolva o café nessa mistura. Reserve.


3. Bata as gemas ligeiramente com o cognac e acrescente aos poucos a mistura de creme de leite e café. Misture bem até que fique homogêneo. Distribua o preparo igualmente nos ramekins que estavam preparados.

Leve ao forno pré aquecido, em banho maria, por aproximadamente 35 minutos, ou até que o centro esteja levemente firme (Ele ainda deve balançar um pouco, como um pudim mais mole). Retire do forno e deixe esfriar completamente. Após esfriar, leve ao refrigerador e deixe descansar pelo menos 4 horas. O ideal é deixar uma noite.

4. Após descansar, retire da geladeira e distribua o açúcar mascavo sobre o preparo. Com a ajuda de um maçarico, queime o açúcar derreter, mas cuidado para não queimar. Deixe esfriar para o caramelo firmar e 

sirva.

No comments:

Post a Comment