Saturday, April 20, 2013

Semifrio de Laranja e Chocolate


Ingredientes 


Massa:

6 ovos
200 gr de açúcar
190 gr de farinha
1 c. chá de fermento em pó

Creme de chocolate:

1 lata de leite condensado
80 gr de chocolate em pó
1 dl de leite
7 folhas de gelatina incolor
4 dl de natas frias
50 gr de açúcar


Creme de laranja:

3 dl de leite de coco
2 laranjas (raspa e sumo)
7 folhas de gelatina incolor
4 dl de natas frias
100 gr de açúcar

Decoração:

açúcar em pó
raspas de chocolate

Para a massa comece por bater bem os ovos e o açúcar. Peneire a farinha com o fermento e junte tudo. Verta para uma forma untada e polvilhada com 27 cm de diâmetro. Coza durante 35 minutos a 180º C. Retire, deixe arrefecer e desenforme. Corte o bolo ao meio e coloque uma das metades na forma onde cozeu o bolo.

Entretanto prepare o creme de chocolate. Para este misture o leite condensado com o chocolate em pó e o leite. Junte as folhas de gelatina já demolhadas em água fria, escorridas e derretidas em banho-maria. Por fim junte as natas batidas bem firmes com o açúcar. Verta para a forma e leve ao frio até solidificar.

Para o creme de laranja comece por misturar o leite de coco com a raspa e o sumo das laranjas. Junte então as folhas de gelatina, igualmente demolhadas, escorridas e derretidas, e acrescente também as natas batidas bem firmes com o açúcar.

Cubra o semifrio de chocolate com a outra metade do bolo e verta por cima o creme de laranja. Leve ao frio até solidificar.

Para desenformar mergulhe a forma em água quente até 2/3 da altura e vire num prato de servir. Decore a gosto com açúcar em pó e se quiser com umas rodelinhas de laranja. Servir fresco.